quinta-feira, 25 de junho de 2020

The Wattys: a maior premiação de literatura online




Existem vários concursos não oficiais pelo wattpad, porém o The Wattys é o concurso oficial da plataforma, e também o maior prêmio online de literatura do mundo!

O prêmio está disponível praticamente para o mundo inteiro, e nós, brasileiros, participamos do LP, que é o de língua portuguesa, que engloba países que possuem essa língua oficial.

CLASSIFICAÇÃO INDICATIVA 

Esse é um ponto de extrema importância, para realização da sua inscrição!
Autores menores de treze anos, não podem se inscreverem!
Autores com a faixa etária de treze à dezessete anos, podem realizar sua inscrição, contudo, caso sejam vencedores, a plataforma entrará em contato pois será necessário uma autorização dos responsáveis para que ocorra a premiação.


QUAIS OS REQUISITOS PARA CONSEGUIR INSCREVER UMA OBRA?

Obras escritas na plataforma a partir de 2017
A obra deve estar concluída
A obra deve possuir, no mínimo, 50 mil palavras.
A obra deve estar exclusivamente no wattpad!
Além de ser totalmente de sua autoria, e seguir as diretrizes da plataforma.

QUEM DECIDE QUAIS OBRAS IRÃO PARTICIPAR?

A análise das inscrições é feita através de um programa de computador. Este sistema é quem define se o autor está apto ou não, para participar do The Wattys.
O formulário será enviado através da aba "Detalhes da história ", que se encontra junto com o índice e notas da história. Se você estiver qualificado a participar do Wattys, a plataforma enviará para você o formulário que deve ser preenchido com atenção, pois uma vez enviado, você não consegue fazer alterações no mesmo.

THE WATTYS 2020 - CATEGORIAS 

O prêmio Wattys premia 5 obras em cada categoria, sendo no total 10 categorias. Ou seja, em 2020 teremos 50 obras premiadas. As categorias disponíveis são:

Fantasia
Fanfic
Ficção Científica
Ficção Histórica
Mistério/Suspense
New Adult
Young Adult
Paranormal
Romance
Terror

Uma das novidades - e polêmicas - deste ano, é a falta das categorias contos e poesias. A explicação para este fato, segundo o perfil oficial dos embaixadores da língua portuguesa, é que a quantidade de inscrições para o The Wattys nessas duas categorias específicas era muito baixo. E a solução que eles adotaram foi retirar essas categorias do prêmio Wattys, e criar no fim do ano, um concurso exclusivo para Contos e Poesias.

ATENÇÃO

Vale lembrar que a história deve estar concluída no ato da inscrição e possuir no mínimo 50 mil palavras, que é a quantidade de palavras necessárias para classificar a obra como romance.
Esta convenção se deu por consequência de críticas em relação à quantidade de obras não concluídas (as famosas obras em hiatus/pausadas). Então está regra foi imposta para que se tornasse uma motivação para os autores da plataforma concluírem suas obras.


PREMIAÇÃO 

O The Wattys não oferece premiação em dinheiro. A premiação é feita através de divulgação e maior visibilidade para as obras vencedoras.
Os ganhadores terão suas obras aparecendo na página inicial, nas indicações de milhares de usuários.
Todos os ganhadores ganham o selo do concurso.
Além de ganharem um kit de mídia social para a divulgação da conquista da obra.

CRONOGRAMA

As inscrições do prêmio The Wattys terão início no dia 13 de julho, aproximadamente às 13h, e acontecerão até o dia 30 de setembro.

A data prevista para a divulgação dos vencedores é dia 04 de dezembro.
Lembrando que podem sofrer alterações.


INFORMAÇÕES IMPORTANTES 


QUEM JULGA AS HISTÓRIAS?
Existe uma equipe própria de especialistas e fanáticos que trabalham para o wattpad.

A MINHA OBRA REALMENTE É LIDA?
Pela grande quantidade de inscrições, há uma combinação no processo  para a verificação se a obra é elegível. Isso significa que um programa analisa os formulários, e grande parte das obras, qualificando assim, se a obra está apta a competir do Wattys, e a equipe de especialistas do Wattpad analisa estes selecionados.

AH... MAS EU NÃO SOU FAMOSO NA PLATAFORMA, E AGORA?
Não se preocupe! A premiação a cada ano tem dado mais chances a novas descobertas, então para a sua história ganhar ela deve ser boa! A quantidade de engajamento na obra não afeta na sua inscrição.

O QUE É AVALIADO, AFINAL?
A plataforma não disponibiliza um feedback, devido a quantidade de obras inscritas, porém eles informam os principais pontos avaliados, são eles:

Personagem: seu personagem principal faz toda diferença na obra, e com isso, ele deve ser trabalhado para causar algum tipo de emoção no leitor, seja algo bom ou ruim.
Gancho: sua ideia é o seu ponto principal, deve prender o leitor e fazer com que ele se surpreenda com a obra.
Voz: sua narrativa é essencial, use e abuse de todos artifícios que você acredita ser necessário para deixar a obra única.
Mundo: a sua construção deve ser específica e clara, deixando o leitor encantado pelo local onde sua obra se passa.
Apostas: aqui é onde você ganha o coração do leitor. Onde você deve fazer com que o leitor sinta todas as emoções do personagem e trilha o rumo da história.


Acesse aqui o boletim informativo do Wattys


Alguma dúvida?
Todas as informações contidas aqui, foram retiradas do livro oficial do Wattys 2020, de língua Portuguesa.


Um beijo, 


Um comentário: